O Seminário “A CLT Pós-Temer e suas consequências jurídicas e sindicais”, que aconteceu em Curitiba entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, reuniu diversos especialistas sobre o assunto para discutir as consequências da Reforma Trabalhista proposta pelo Governo Temer, que entra em vigor a partir de novembro deste ano.

O Instituto Edésio Passos realizou uma série de Podcasts sobre o tema com a participação dos palestrantes, que podem ajudar trabalhadores e a população em geral a entender como essas mudanças afetarão a vida de todos os brasileiros e brasileiras. Assista abaixo:

Neste podcast o Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do DIEESE, o economista Nelson Karam, comenta como estas mudanças afetam o movimento sindical e fala sobre a iniciativa de debater sobre a Reforma Trabalhista neste Seminário, com o intuito de conscientizar os trabalhadores sobre as mudanças que entrarão em vigor a partir de novembro.

Quem fala neste podcast é o Procurador Regional do Trabalho aposentado Raimundo Simão de Melo, que explica por que o argumento de que a reforma protege o trabalhador é falso. O também Consultor Jurídico e Professor da PUCSP aponta de que forma estas mudanças prejudicarão a vida dos trabalhadores brasileiros.

O juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Londrina, Reginaldo Melhado, explica neste podcast como fica a situação do processo do trabalho com a reforma trabalhista e de que forma estas mudanças afetam o acesso do trabalhador à justiça.

A Consultora Jurídica da Nova Central Sindical, Zilmara Alencar, comenta sobre de que maneira o Sindicato pode atuar garantindo os direitos dos trabalhadores com a reforma trabalhista que entra em vigor em novembro.

O presidente da Fetraconspar e Diretor de Assuntos Internacionais da Nova Central Sindical, Geraldo Ramthun, comenta como a reforma trabalhista, prejudicial a todos os trabalhadores, afetará não apenas o Brasil como também outros países da América Latina.

Célio Waldraff, desembargador do TRT e professor da UFPR, destaca neste podcast dois aspectos que sofrerão mudanças com a reforma que entre em vigor a partir de novembro: a responsabilidade trabalhista e a atualização das dívidas trabalhistas.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) e da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, fala sobre o retrocesso que virá com a reforma trabalhista do Governo Temer.

Neste podcast, o Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná, Denilson Pestana da Costa, fala sobre as mudanças que a reforma trabalhista causará na vida dos trabalhadores e de que maneira os Sindicatos podem atuar neste momento para minimizar o impacto. Além disso, comenta sobre a iniciativa de realizar o seminário para discutir a reforma trabalhista.